Apucarana avança na preservação ambiental com a criação oficial do Parque Natural Municipal Ubatuba-Dourados. O decreto nº 073/2025, assinado nesta terça-feira (28/01) pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo senador Sergio Moro, regulariza a situação da reserva, que ocupa uma área superior a 47 mil metros quadrados. Com essa medida, o município passa a se qualificar para o repasse do ICMS Ecológico, um incentivo financeiro destinado à conservação ambiental.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que Apucarana vinha perdendo recursos do ICMS Ecológico nos últimos anos devido à falta de regularização de áreas de conservação. "Perdemos dinheiro por falta de ação administrativa. Havia um conflito de normas e precisávamos revogar um decreto anterior para viabilizar a regularização da área", afirmou. Ele também citou problemas semelhantes na Colônia Mineira, outra região de conservação do município.
Com a assinatura do novo decreto, o Parque Natural Municipal Ubatuba-Dourados agora tem reconhecido seu status como unidade de conservação, permitindo que o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) valide a sua existência legal. "A partir do reconhecimento oficial, Apucarana passará a receber os repasses do ICMS Ecológico, um recurso fundamental para manter e expandir as iniciativas de preservação ambiental", explica o bólogo Udson Mikalouski, superintendente da Secretaria de Meio Ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, reforçou a importância da iniciativa para a cidade e para o meio ambiente. "As mudanças climáticas afetam diretamente a qualidade de vida da população, e muitas doenças estão ligadas à degradação ambiental. A proteção dessa área é uma forma de promover bem-estar para os moradores e preservar nossa fauna e flora", observou.
A área do parque, localizada às margens da PR-444, próximo à Caixa São Pedro, também será utilizada para pesquisas científicas, contribuindo para o desenvolvimento de estudos ambientais na região.
O evento de assinatura do decreto contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito Marcos da Vila Reis e os vereadores Moisés Tavares, Guilherme Livoti, Wellington Gentil, Gabriel Caldeira e José Airton Deco de Araújo, além do presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa). Com essa ação, Apucarana reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e busca garantir investimentos para a conservação ambiental a longo prazo.
Comentários: