A Comissão de Agricultura do Senado aprovou nesta quarta-feira a criação da Política Nacional de Conectividade no Campo. O projeto, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), tem como objetivo elevar os índices de acesso à internet em áreas rurais brasileiras, onde apenas 23% do espaço agrícola possui algum nível de cobertura, segundo dados recentes.
Para o senador Campos, apesar de um decreto de 2018 prever a ampliação do acesso à internet nessas áreas, é necessária uma política específica para promover a conectividade rural. O presidente da Comissão de Agricultura, senador Alan Rick (União-AC), relator do projeto, destacou que o índice de digitalização da agricultura é ainda mais baixo, com apenas 12% dos estabelecimentos agropecuários obtendo informações técnicas via internet, conforme o Censo Agropecuário de 2017.
“Ontem mesmo conversei com o presidente do IBGE, que nos traz a importante informação de que o instituto está se preparando para realizar o próximo Censo Agropecuário”, anunciou o senador Alan Rick. Ele ressaltou a necessidade de crescimento na oferta de infraestrutura tecnológica para acompanhar a revolução digital no campo, que inclui máquinas e equipamentos conectados à internet.
O relatório do senador Rick inclui alterações no projeto para reforçar os objetivos da Política Nacional de Conectividade, garantindo que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações sejam exclusivamente destinados à instalação de infraestrutura para ampliar a conectividade nas áreas rurais. A proposta segue agora para a Comissão de Comunicação e Direito Digital e, se aprovada sem pedido de votação em Plenário, irá diretamente para análise na Câmara dos Deputados.
Comentários: