mexNEWS

Segunda-feira, 15 de Abril de 2024

Nacional

Prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 começa na sexta-feira da semana que vem

Os contribuintes terão até o dia 31 de maio para acertas as contas com o Leão

Marcio Edison
Por Marcio Edison
/ 193 acessos
Prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 começa na sexta-feira da semana que vem
Marcelo Casal Jr - Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 começa na sexta-feira da semana que vem, dia 15 de março. E os contribuintes terão até o dia 31 de maio para acertas as contas com o Leão. São 78 dias para a entrega.

As regras para o envio do documento este ano foram detalhadas pela Receita Federal nesta quarta-feira (08). De acordo com o órgão, o programa de declaração do Imposto de Renda será liberado para "download" somente em 15 de março, quando começa o prazo de entrega do documento.

Mas, já a partir do primeiro dia do prazo, a declaração pré-preenchida, que facilita a vida do contribuinte e diminui as chances de erro, estará disponível, como afirma o Subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal, Mário Dehon (ouça a matéria em áudio logo abaixo).

Leia Também:

Vale lembrar que o contribuinte é responsável pela veracidade das informações enviadas e, por isso, mesmo quando utiliza o recurso da declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa conferir todos os dados antes de entregar o documento ao fisco.

Este ano, está obrigado a declarar o imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023.

O valor é um pouco maior do que o da declaração do ano passado, que era de R$ 28.559,70, por causa da ampliação da faixa de isenção desde maio do ano passado. Algumas outras circunstâncias também obrigam a entrega do documento e elas estão detalhadas no site da Receita Federal.

As restituições serão pagas em 5 lotes mensais. O primeiro será liberado em 31 de maio.

Quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro e, assim como no ano passado, declaração pré-preenchida e recebimento via PIX dão prioridade, como detalha o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca (ouça a matéria em áudio logo abaixo).

A expectativa da Receita Federal este ano é receber, dentro do prazo, 43 milhões de declarações. Para comparação, no ano passado, o Fisco recebeu pouco mais de 41,1 milhões documentos.

 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Rádio 2
Comentários:
Marcio Edison

Publicado por:

Marcio Edison

Jornalista, radialista. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, respoderemos assim que possível ; )