Embora a Primavera só comece oficialmente em 22 de setembro, a transição do inverno para a nova estação já pode ser percebida em várias partes do Brasil. Esse fenômeno, conhecido como Primavera Meteorológica, teve início no último domingo, dia 1º de setembro. Ele ocorre quando mudanças nas temperaturas e no clima são detectadas pelas estações meteorológicas, sinalizando a aproximação da nova estação.
Enquanto a Primavera Astronômica, marcada pela posição da Terra em relação ao Sol, terá duração até 21 de dezembro, a Primavera Meteorológica se estenderá até novembro. Esse período é geralmente caracterizado por temperaturas mais amenas e pelo aumento na frequência das chuvas. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de setembro ainda será marcado por um clima seco na maior parte do país, com chuvas próximas ou abaixo da média em regiões como o Centro-Oeste, Sudeste, e interior do Nordeste.
Por outro lado, áreas como o norte da Região Norte, sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e grande parte da Região Sul deverão registrar precipitações acima da média, indicando uma variação regional no impacto da nova estação.
Comentários: