mexNEWS

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Economia

Setor de serviços cresce 0,4% em março e acumula alta de 1,2% no trimestre

No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 1,4%

Redação mexNEWS
Por Redação mexNEWS
/ 68 acessos
Setor de serviços cresce 0,4% em março e acumula alta de 1,2% no trimestre
Divulgação - Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O setor de serviços no Brasil apresentou crescimento em março, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro, o volume de serviços subiu 0,4%, com destaque para os setores de transporte e serviços prestados às famílias.

Com o resultado positivo de março, o setor de serviços acumula um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 1,4%.

Desempenho por atividade

Leia Também:

De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, Rodrigo Lobo, quatro das cinco atividades consideradas na pesquisa registraram crescimento em março:

  • Serviços de informação e comunicação: alta de 1,2%
  • Atividades administrativas e profissionais, apoio empresarial e serviços de limpeza, lavanderia e atividades correlatas: alta de 0,7%
  • Serviços de transporte: alta de 0,5%
  • Serviços prestados às famílias: alta de 0,2%

Já o grupo de "outros serviços" não apresentou variação no mês, ficando estagnado.

Desempenho regional

A análise por região mostra que 13 das 27 Unidades da Federação registraram alta no volume de serviços em março, na comparação com fevereiro. Os principais impactos positivos vieram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Por outro lado, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul tiveram as maiores influências negativas no desempenho do setor no mês.

Setor opera acima do nível pré-pandemia, mas abaixo do pico histórico

Apesar do crescimento observado em março, o setor de serviços ainda opera 1,5% abaixo do pico da série histórica, alcançado em dezembro de 2022. No entanto, o volume de serviços está 12,1% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020.

Perspectivas para o setor

Analistas do mercado projetam que o setor de serviços continue crescendo em 2024, com um avanço de 2,6%. Esse resultado seria próximo ao crescimento de 2,4% registrado em 2023.

Fatores que contribuem para o crescimento do setor

O crescimento do setor de serviços em março pode ser atribuído a diversos fatores, entre eles:

  • Recuperação da atividade econômica: A economia brasileira vem se recuperando da pandemia de Covid-19, o que impulsiona a demanda por serviços.
  • Aumento do consumo das famílias: O aumento do consumo das famílias, impulsionado pela melhora da renda e do crédito, também contribui para o crescimento do setor de serviços.
  • Investimentos em infraestrutura: Os investimentos em infraestrutura, como obras de construção civil e rodovias, também impulsionam o setor de serviços.

 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Rádio 2
Comentários:
Redação mexNEWS

Publicado por:

Redação mexNEWS

Equipe de redação

Saiba Mais

Envie sua mensagem, respoderemos assim que possível ; )