mexNEWS

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Música

Três décadas de Blind Pigs celebradas com tributo de 30 bandas

Álbum "Tributo 30 anos" reúne diferentes estilos em versões inusitadas de clássicos da banda punk rock

Marcio Edison
Por Marcio Edison
/ 41 acessos
Três décadas de Blind Pigs celebradas com tributo de 30 bandas
Tiago Rossi
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As comemorações pelos 30 anos de história do Blind Pigs, uma das bandas mais emblemáticas do punk rock nacional, continuam a todo vapor. Após uma turnê memorável e o relançamento em vinil dos álbuns "Blind Pigs" e "Suor, Cerveja e Sangue", os fãs da banda ganharam um último presente: o álbum "Tributo 30 anos". Esse projeto reúne 30 bandas de estilos diversos, que recriaram clássicos do Blind Pigs em versões que surpreendem pela criatividade e originalidade.

Entre as faixas mais marcantes do tributo está "O Idiota", um dos maiores sucessos do Blind Pigs, que ganhou uma releitura carnavalesca pelo Bloco 77. A banda já tocava a música nas ruas de São Paulo durante o Carnaval, e agora eterniza sua versão nesta coletânea. Outro destaque é "Fuzis e Refrões", interpretada pelo CPM22, banda que há décadas tem uma relação de parceria e amizade com o Blind Pigs. Badauí, vocalista do CPM22, revela sua conexão pessoal com a faixa: “Quando pintou o convite, eu já fui logo avisando que queria gravar ‘Fuzis e Refrões’, que é uma das minhas preferidas e marcou muito uma época da minha vida nos anos 90/2000”.

A coletânea ainda conta com uma variedade de abordagens ousadas. "La Pasionaria", conhecida por seu conteúdo politizado, foi transformada em uma peça instrumental pela banda de surf music Os Brutus. Já “Av. São João”, música que retrata o cotidiano da famosa avenida no centro de São Paulo, ganhou uma versão especial com a participação de Supla. Morador ilustre da região, Supla divide os vocais com Henrike Baliú, vocalista do Blind Pigs, numa interpretação poderosa e nostálgica.

Leia Também:

Outro nome que brilha no tributo é Johnny Monster, que apresenta uma versão emocionante de "Adolescência Acabou". Teco Martins, vocalista do Rancore, também não passa despercebido com sua ousada recriação de "Última Emoção". E as músicas em inglês, que marcaram a carreira do Blind Pigs, também têm sua vez. A banda Deb and The Mentals ficou encarregada de "Victory", trazendo uma nova roupagem ao clássico do punk nacional. Deb, vocalista do grupo, expressou seu entusiasmo: “Participar do tributo ao Blind Pigs com nossa versão de ‘Victory’ foi uma grande honra para nós, pois nos permitiu homenagear uma das maiores influências do punk nacional, ao mesmo tempo em que trouxemos nossa própria identidade a esse clássico”.

O projeto foi idealizado por Felipe Snipes e contou com a produção executiva de Henrike Baliú, que se diz surpreso com o resultado final. "Quando o Snipes entrou em contato comigo para montar a coletânea, imaginei que seria algo muito bacana, mas o resultado me surpreendeu", confessa Baliú. Ele destaca a arte criada por W. Loud para a versão física do CD, que traz um digipack inspirado nos álbuns de figurinhas dos anos 80. Além do visual nostálgico, Henrike celebra a liberdade criativa dada às bandas participantes. "As bandas receberam carta branca para fazerem suas versões e algumas ousaram bastante. Era isso que eu esperava!".

Disponível nas principais plataformas digitais, o "Tributo 30 anos" também foi lançado em CD pela TGR Sounds, e promete ser uma celebração definitiva da longevidade e relevância do Blind Pigs. “Vida longa aos punx!”, conclui Badauí, reforçando o espírito de camaradagem e resistência que define o punk rock e a trajetória do Blind Pigs ao longo dessas três décadas.

Com essa homenagem criativa e diversificada, o álbum "Tributo 30 anos" não apenas celebra o legado do Blind Pigs, mas também demonstra a vitalidade do punk nacional e sua capacidade de se reinventar, sem perder suas raízes. As novas versões dão fôlego às canções que marcaram gerações, provando que o espírito rebelde e inquieto do punk está mais vivo do que nunca.

Ouça "O idiota"

Ouça "Av. São João"

Ouça "Debs and The Mentals"

FONTE/CRÉDITOS: Paola Zambianchi - Farol Music
Comentários:
Marcio Edison

Publicado por:

Marcio Edison

Jornalista, radialista. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net

Saiba Mais

Envie sua mensagem, respoderemos assim que possível ; )