mexNEWS

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Paraná

Código do Empreendedor no Paraná: participação ativa

Deputado Alexandre Curi defende simplificação e agilidade em novas normas

Marcio Edison
Por Marcio Edison
/ 1 acessos
Código do Empreendedor no Paraná: participação ativa
Rogério Machado/Alep
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) na última terça-feira (02/09), o deputado Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, destacou a importância da construção coletiva do Código do Empreendedor do Paraná. O deputado confirmou que haverá uma série de consultas em todo o Estado para ouvir entidades de representação, empresários e gestores públicos.

Desburocratização e Segurança Jurídica

Curi explicou que a principal proposta é desburocratizar e agilizar processos, além de oferecer maior segurança jurídica ao setor produtivo. "É fundamental a participação empresarial neste Código. Nossa meta é aprovar o texto ainda este ano, revogando leis ultrapassadas e simplificando a vida de quem investe e gera empregos no Paraná", afirmou o deputado. "Hoje, você abre uma empresa em poucas horas, mas ainda há um emaranhado de normas, muitas defasadas, que atrapalham o dia a dia de quem quer trabalhar."

Cooperação entre Poderes

Ao lado do vice-governador Darci Piana, Alexandre Curi ressaltou o ambiente de cooperação entre o Governo do Estado, a Assembleia e os municípios. "Onde há paz e harmonia, há prosperidade. Enquanto Brasília briga, o Paraná trabalha unido. Isso explica nossos resultados: crescimento econômico acima da média nacional, indústria em alta, pleno emprego, melhor educação e o estado mais sustentável do Brasil", disse.

Leia Também:

Parcerias com a Iniciativa Privada

O deputado também defendeu mais parcerias práticas com a iniciativa privada, mencionando o decreto estadual que permite a doação de projetos de engenharia para obras de infraestrutura. "Isso tirou muitas obras do papel. O Estado tem condições de investir, mas às vezes esbarra no tempo de contratar um projeto executivo. Com credibilidade e diálogo, tudo anda mais rápido e todos ganham", destacou Curi.

Assembleia à Disposição

Curi colocou a Assembleia Legislativa à disposição das entidades empresariais e convidou os empresários a participarem da vida pública. "Participem com sugestões e propostas. Nosso papel é abrir caminhos", disse ele. O deputado também enfatizou a participação do legislativo em agendas de impacto, em parceria com o Governo do Estado, e orgulhou-se de ser a única Assembleia que devolve recursos aos cofres públicos, aplicando 100% do valor nos municípios.

Perspectivas para o Esporte

Durante a tarde, Curi representou a Assembleia Legislativa na conferência estadual em Foz do Iguaçu, que visa elaborar o plano decenal das políticas públicas de esporte no Paraná, de 2026 até 2035. O encontro reúne mais de 1.000 gestores municipais, atletas, paratletas, profissionais de educação física e representantes de conselhos e entidades esportivas. A iniciativa abordará desde infraestruturas até a formação esportiva de alto rendimento.

FONTE/CRÉDITOS: Assembléia Legislativa do Paraná
Comentários:
Marcio Edison

Publicado por:

Marcio Edison

Jornalista, radialista. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net

Saiba Mais

Envie sua mensagem, respoderemos assim que possível ; )