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Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Apucarana

Pronto Atendimento Infantil de Apucarana se consolida como referência em 60 dias

Unidade especializada já realizou mais de 10 mil atendimentos e reduziu filas na UPA, melhorando o fluxo de toda a rede pública de saúde

Marcio Edison
Por Marcio Edison
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Pronto Atendimento Infantil de Apucarana se consolida como referência em 60 dias
Prefeitura de Apucarana
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Em apenas sessenta dias de funcionamento, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Apucarana, no Paraná, transformou-se em um caso de sucesso e referência na região. Inaugurado no final de junho, o serviço especializado em urgência e emergência para crianças e adolescentes já realizou 10.087 atendimentos entre 30 de junho e 1º de setembro, uma média impressionante de 160 por dia. Os números, que incluem ainda 1.971 exames laboratoriais e 2.199 raios-x, foram apresentados oficialmente na última quinta-feira (4) pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula.

O prefeito não escondeu o orgulho ao detalhar a conquista para a população. “Apucarana é cheia de desafios, mas também é uma cidade feita de um povo bom, ordeiro, trabalhador, servidores dedicados. E é por isso que fiz questão de estar aqui apresentando os resultados. É uma alegria poder ser o responsável por colocar em funcionamento o tão sonhado Pronto Atendimento Infantil de Apucarana. Em apenas seis meses de gestão tornamos real algo prometido por quase 20 anos, é uma mudança histórica, uma transformação na saúde da nossa cidade”, salientou Mota.

O impacto positivo do PAI vai além dos números absolutos e se reflete em toda a rede pública de saúde. A unidade permitiu a reorganização de fluxos, desafogando outros serviços. “A Clínica da Criança, que fica aqui ao lado, deixou de ser usada para urgência e emergência, funcionando agora apenas com consultas eletivas de pediatria e fonoaudiologia. E a UPA também foi beneficiada: cerca de 100 atendimentos a menos por dia significaram a redução de uma hora no tempo médio de espera para os adultos. É um ganho para todos”, explicou o prefeito.

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A qualidade do serviço é atestada pelos próprios usuários. Uma pesquisa de satisfação interna apontou que mais de 90% dos pais e acompanhantes avaliaram positivamente o atendimento recebido. “Isso comprova que o PAI está cumprindo seu papel de forma eficiente e humanizada, reorganizando o fluxo da rede e elevando a qualidade da saúde pública em Apucarana”, pontuou Rodolfo Mota.

A agilidade é um dos pontos mais elogiados por quem busca o serviço. Eliane Pessa, moradora do Distrito de Pirapó, estava no PAI com seu filho Miguel, de 7 anos, que tinha suspeita de fratura no braço. “Está sendo muito rápido aqui. Chegamos, passamos pela triagem e fomos logo atendidos na consulta e direcionados para o raio-x”, contou.

A tecnologia é uma aliada fundamental para essa celeridade. O raio-x digital da unidade permite que o resultado do exame apareça instantaneamente na tela do computador do médico, agilizando o diagnóstico e o início do tratamento. “Isso garante agilidade na avaliação e intervenções necessárias”, destaca o secretário de Saúde, Dr. Guilherme de Paula.

O Dr. Guilherme projetou que, considerando não apenas os pacientes, mas também seus acompanhantes, mais de 30 mil pessoas já passaram pelas portas do PAI nesses dois meses iniciais. “Levando-se em conta o número de atendidos e o de acompanhantes, certamente mais de 30 mil pessoas entre pacientes, mães, pais, avós, enfim, responsáveis, tenham passado pelo PAI nestes dois meses com grande aprovação”, afirmou, reafirmando o compromisso da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) com a qualidade.

Indicadores do PAI (60 dias) Quantidade
Atendimentos realizados 10.087
Média diária de atendimentos 160
Exames de raio-x realizados 2.199
Exames laboratoriais realizados 1.971
Taxa de satisfação dos usuários >90%

Sobre o PAI de Apucarana

Localizado no térreo do prédio do futuro Hospital Municipal de Apucarana, o PAI oferece atendimento de urgência e emergência a recém-nascidos até adolescentes de 16 anos, das 7h às 22h, todos os dias da semana. Sob a direção da administradora hospitalar Rosa Mara Gregório, a estrutura conta com recepção, sala de espera ampla, seis consultórios, sala de emergência, duas salas de medicação, sala com raio-x digital, além de banheiros e área de apoio, garantindo conforto e eficiência para pacientes e seus familiares. A unidade é um marco na interiorização e qualificação da saúde pública no Paraná.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Apucarana
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Marcio Edison

Publicado por:

Marcio Edison

Jornalista, radialista. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net

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